Inscrições encerradas para o III Encontro das Escolas do Legislativo do RN

19/06/2024

A Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN) encerra as inscrições para III Encontro dos Representantes das Escolas do Legislativo do RN. A organização aguarda a presença de cerca de 150 participantes, entre vereadores e prefeitos de mais de 50 municípios de todo o estado do Rio Grande do Norte.

Com o tema "Fortalecendo a Educação Legislativa", o evento acontece nesta quinta-feira (20), das 8h às 17h30 no hotel Holiday Inn, em Natal. Durante todo o dia, estes representantes terão a oportunidade de discutir e trocar experiências sobre a educação legislativa, abordando maneiras de fortalecer ainda mais o papel dessas instituições no contexto democrático e social do estado.

O encontro tem como objetivo promover uma maior aproximação entre o legislativo e a sociedade, destacando a importância das Escolas Legislativas do RN como canais de comunicação, interação e inovação. A Instituição Acadêmica reforça a crença de que a democracia se fortalece por meio da participação ativa dos cidadãos e da transparência nas ações legislativas.

O III Encontro dos Representantes das Escolas do Legislativo do RN promete ser um marco significativo para o fortalecimento das iniciativas educacionais e legislativas, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) com a transparência e a participação cidadã.

Abaixo, confira a programação:

•             8h – Credenciamento

•             8h30min – Solenidade de Abertura

•             9h - Palestra 1

“Caminho crítico na criação e fortalecimento das escolas legislativas municipais: 32 anos da exitosa experiência mineira” - Profa. Ruth Schmitz de Castro - Gerente-Geral da Escola do Legislativo de Minas

• 10h40 – Palestra 2

Ponte para a inclusão: fomentando diversidade e democracia na fundação e fortalecimento da educação legislativa do RN.

Prof. Jadson Nunes - Intérprete de Libras, consultor em acessibilidade e inclusão, professor universitário.

•             12h – Intervalo para almoço

•             13h30 – Palestra 3

Legislativo na escola: a experiência na UVB.

Ver. Francisco Joaquim Júnior – Vice-Presidente da União dos Vereadores do Brasil – UVB, coordenador do projeto Legislativo na Escola.

•             15h30 – Palestra 4

Atuação da Escola da Assembleia Legislativa do RN para ampliação e fortalecimento da educação legislativa nos munícipios do Estado.

Prof. José Bezerra Marinho – Diretor da Escola da ALRN.

•             16h20 – Palestra 5

Direito Eleitoral e as eleições 2024.

Prof. Erick Pereira - Servidor da ALRN, advogado e professor associado da UFRN.

•             17h – Encerramento - Apresentação musical.